O início de uma Revolução em 3D

Lançado em 1993 pela Nintendo, com a co-produção da Argonaut Software, Star Fox marcou uma era ao ser o primeiro jogo a utilizar gráficos poligonais 3D nos consoles da Nintendo de forma oficial. Além disso, foi pioneiro ao implementar o chip Super FX, um coprocessador que acelerava a geração de graficos poligonais, elevando a experiência visual do jogo para um novo patamar.

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Jogabilidade Inovadora

O que fez Star Fox se destacar entre os shooters da época foi sua jogabilidade inovadora. Enquanto muitos shooters mantinham uma velocidade fixa e empurravam o jogador sempre para frente, Star Fox quebrou essa fórmula ao permitir que o jogador controlasse a velocidade de sua nave, a Arwing. Além disso, o comando de rotação Barrel Roll se tornou uma mecânica chave para desviar dos inimigos, adicionando uma camada extra de estratégia.


Um Novo Nível de Desafio

Outro destaque de Star Fox era o sistema de danos localizados, algo raro para a época. Dependendo da quantidade de tiros recebidos ou impactos no solo, as asas da Arwing podiam se quebrar, o que afetava diretamente a estabilidade do voo, tornando o controle mais desafiador ao desviar dos tiros inimigos.

O sistema Lylat

A possibilidade de escolher seu caminho pelo sistema Lylat também trouxe grande valor de replay ao jogo. Começando sempre no planeta Corneria, o jogador tinha a opção de seguir por três rotas diferentes, cada uma levando a planetas, inimigos e chefes únicos, o que incentivava a exploração de todos os caminhos.


Estratégia em Equipe

Além disso, Star Fox inovou ao trazer companheiros de equipe controlados pela CPU. Durante o jogo, três Arwings voavam ao lado do jogador, e em certos momentos era necessário protegê-las. Essa mecânica adicionava mais um nível de estratégia, já que o jogador precisava monitorar constantemente o status da equipe. Ao final de cada fase, o dano sofrido por cada membro era mostrado.

    


Sucesso e Reconhecimento

Para muito jogadores, Star Fox foi uma verdadeira surpresa, pois poucos  acreditariam que um jogo em 3D pudesse funcionar no Super Nintendo. O sucesso foi tanto que a Electronic Gaming Monthly o premiou como Melhor Shooter de 1993. Além, o jogo conquistou a 115ª posição na edição especial "The Greatest 200", que reconhecia os 200 jogos mais inovadores de seu tempo.

     


Curiosidades sobre o Desenvolvimento

O projeto inicial de Star Fox era bastante diferente do que conhecemos hoje. A ideia original dos de desenvolvedores da Argonaut Software era criar um jogo de naves com personagens humanos. No entanto, Shigeru Miyamoto e Takaya Imamura, que já estavam desenvolvendo seus personagens antropomórficos para outros jogos da Nintendo, decidiram seguir por outro caminho.


Homenagem e Inspiração Visual

Takaya Imamura, responsável por criar vários personagens icônicos da Nintendo, ficou encarregado de dar vida aos personagens de Star Fox. Curiosamente, na série F-Zero X, como uma homenagem, aparece McCloud em sua forma humana, resgatando a ideia original da Argonaut.

Os bonecos usados na capa do jogo e no manual foram ideia de Shigeru Miyamoto. Fã de programas de marionetes como Thunderbirds, Miyamoto decidiu adotar uma estética semelhante, o que explica o visual de brinquedo dos personagens.

   


Star Fox Aprimorado pela Comunidade

Com o passar dos anos, a comunidade de fãs de Star Fox passou a criar versões modificadas, que melhoram e ampliam a experiência original do jogo. Essas versões, feitas por entusiastas e programadores independentes, trazem novos desafios, melhorias gráficas e até mesmo funcionalidades que não estavam presentes no jogo original.

Uma das versões hacks mais conhecidas é o Star Fox: Ex. Essa modificação remove algumas das limitações técnicas do chip Super FX, permitindo que o jogo rode de maneira mais fluida, com menos quedas de framerate. 



Star Fox 2

Star Fox 2 estava pronto para ser lançado em 1995, mas a Nintendo cancelou o projeto para focar no Nintendo 64. O jogo trouxe novidades como batalhas em arenas 3D e um mapa estratégico, onde o jogador escolhia as missões livremente. Apesar do cancelamento, Star Fox 2 foi finalmente lançado em 2017 no Super NES Classic Edition, permitindo aos fãs experimentar essa sequência "perdida" e inovadora.