O Nintendo GameCube já nasceu com a difícil tarefa de restabelecer a Nintendo ao topo, depois do rolo compressor que foi o PlayStation no mercado de consoles.


A seguir, reuni o máximo de informações sobre o console, cobrindo seu desenvolvimento, jogos e acessórios


Desenvolvimento e Lançamento

O GameCube foi desenvolvido sob o codinome Project Dolphin. Ele foi revelado pela Nintendo Power em 1999 e oficialmente lançado em setembro de 2001 no Japão e novembro de 2001 nos Estados Unidos. Com o Game Cube, a Nintendo sem o mesmo apoio das publishers desda da 4°geração tentou atrair desenvolvedores terceiros, usando mídia de disco óptico de 8 cm.


O que representou um avanço sobre os cartuchos do Nintendo 64, mas ainda era menor que os DVDs convencionais de 4,7 GB utilizados pelo PlayStation 2. Isso limitou o armazenamento dos jogos a cerca de 1,5 GB.

Hardware e Design

O design do GameCube se destaca pelo formato compacto e pela alça, que reforçava a ideia de portabilidade. As especificações incluem:

Processador: IBM PowerPC "Gekko", com 485 MHz

GPU: ATI "Flipper", capaz de suportar gráficos 3D e efeitos visuais avançados

Memória: 24 MB de RAM principal + 16 MB de RAM auxiliar.

Armazenamento: Discos ópticos proprietários de 1,5 GB

Saída de vídeo: Resolução de 480i/p (SD), com suporte a cabos componentes em algumas regiões

Controle

Seu design ergonômico contava com um joystick analógico principal, um C-stick secundário, gatilhos analógicos L e R com micro switches, e botões de face com tamanhos variados, incluindo o grande botão A. 

Essa configuração foi pensada para facilitar o acesso aos comandos em jogos exclusivos, já em jogos third party, principalmente em jogos de luta eu acho o layout meio confuso. Mais a popularidade desse controle é tanta que versões dele ainda são usadas em campeonatos de Super Smash Bros.

Controle WaveBird: lançado pela Nintendo como um acessório opcional para o Game Cube. Ele usava tecnologia de rádio (RF) em vez de infravermelho, o que permitia uma resposta rápida e sem interferência visual.

Além de alcance de até 6 metros. O WaveBird era alimentado por pilhas AA e foi um precursor dos controles sem fio modernos.

Jogos Exclusivos

A biblioteca de jogos do Game Cube apenas 600 títulos. Embora tenha enfrentado forte concorrência, especialmente do PlayStation 2 e Xbox, o Game Cube trouxe alguns dos mais icônicos jogos da Nintendo:

Super Smash Bros. Melee: Um dos jogos de luta mais influentes e populares do console, ainda relevante nos ESports.


The Legend of Zelda: The Wind Waker: Conhecido por seu estilo de arte cel-shading, o jogo foi controverso na época, hoje em dia transformado em Cult.


Metroid Prime: Redefiniu a série Metroid em um ambiente 3D, oferecendo uma experiência de aventura e exploração inovadora.


Super Mario Sunshine: Um título de plataforma que levou Mario para uma ilha tropical, introduzindo o equipamento FLUDD pela primeira vez.


Resident Evil 4: Lançado como exclusivo temporário, redefiniu o gênero de terror de sobrevivência.


Acessórios

O Game Cube teve grande quantidade interessante de acessórios oficiais:

Game Boy Player: Permitia rodar jogos de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance na TV.


Adaptador de Rede: Suportava jogos multiplayer online e LAN, sendo utilizado em jogos como Phantasy Star Online.

Bongos do Donkey Konga: Usados em jogos de ritmo como Donkey Konga e Donkey Kong Jungle Beat.


GBA Link Cable: Conectava o Game Cube ao Game Boy Advance, desbloqueando conteúdos extras em jogos como The Legend of Zelda: Four Swords Adventures e Final Fantasy Crystal Chronicles.


Impacto e Legado

Apesar de vendas abaixo das expectativas, com cerca de 21 milhões de unidades vendidas, seu fracasso comercial relativo levou a Nintendo a reinventar sua abordagem com o Wii, focando em inovação de jogabilidade e acessibilidade para públicos mais amplos. Mesmo assim o  Game Cube também é lembrado pela qualidade gráfica de seus jogos.