Desenvolvimento de Novos Jogos
O cenário de desenvolvimento de novos jogos para o Mega Drive se mantém em alta nos últimos anos. Esse fenômeno faz parte do movimento de homebrew, onde criadores produzem novos jogos para consoles antigos, tanto por paixão quanto pelo desafio técnico.
Além do fato que em sua maioria, esses projetos não têm fins lucrativos. Ou seja, desenvolvedores tiram tempo e recurso do próprio bolso.
Ferramentas de Desenvolvimento
Nos últimos anos, surgiram diversas ferramentas e motores de desenvolvimento voltados para o Mega Drive, como o SGDK (Sega Genesis Development Kit), que facilita a criação de jogos usando a linguagem de programação C.
Isso abriu portas para desenvolvedores, permitindo que criem seus próprios jogos para o console sem a necessidade de dominar o hardware original.
Jogos em Destaque
A comunidade de desenvolvedores e jogadores continua crescendo, e cada vez mais jogos novos estão sendo criados para o icônico console. Aqui vão algumas indicações.
Tanglewood: Um jogo de plataforma com uma visual que lembra o visual de The Lion King e Comic Zone, esse jogo tem a cara do Mega Drive.
Xeno Crisis: Inspirado por clássicos como Smash TV e Contra, o jogo tem um ritmo frenético com o jogador passando de stage em stage por levas de monstros e chefes gigantescos.
É um dos tÃtulos mais bonitos de Mega Drive. A versão de Dreamcast também é obrigatória.
Pier Solar: Um dos RPGs homebrew mais conhecidos para o Mega Drive.
Pier Solar foi originalmente feito para homenagear os clássicos RPGs dos anos 90, e fã isso muito bem. Mais tarde, o jogo foi remasterizado e lançado em várias plataformas.
Paprium: Um beat 'em up desenvolvido pela Watermelon, o mesmo estúdio por trás de Pier Solar.
Paprium teve um desenvolvimento conturbado e quase chegou no status de cancelado, mas o jogo foi finalmente foi lançado, com gráficos maravilhosos e jogabilidade ao melhor estilo Street of Rage 3. Desta lista ele é o único jogo que não tenho oportunidade de testar.
Kunio no Nekketsu: Adaptação do jogo River City Girls para um jogo de luta.
Jogabilidade parecida com franquia Street Fighter Zero, com gráficos no estilo Chibi, muito divertido e fácil de jogar, em 5 minutos você estará combando.
Real Bout Fatal Fatal: Este port feito por fãs demonstra bastante a criatividade e paixão dos desenvolvedores em enfrentarem as limitações técnicas do Mega Drive comparadas ao Neo Geo.
A versão inclui boa parte do elenco de lutadores originais e algumas versões EX, a jogabilidade ficou muito fluida, considerando o hardware do Mega, o jogo apresenta algumas quedas de frames, mas lembrando esse jogo está rodando sem nenhum chip adicional.
Apesar do sucesso na comunidade, uma polêmica surgiu quando começaram a aparecer anúncios de venda de cartuchos repro sem a autorização do desenvolvedor RheoGamer, que cancelou o projeto.
Por fim, é notável como esse grupo de pessoas doam seu tempo em projetos sem fins lucrativos para criarem esses jogos ou ports.







.jpg)
0 Comentários