Assunto já batido eu sei, mas na década de 90, a rivalidade entre o Super Nintendo e Mega Drive foi marcada por estratégias de marketing bem diferentes, troca de farpas e até invocando em seus consumidores uma lealdade á marca absurda. 

O cenário era assim, a Nintendo controlava rigorosamente o desenvolvimento de jogos third-party, garantindo grandes parcerias, enquanto a Sega adotava uma abordagem mais flexível, atraindo desenvolvedores independentes e oferecendo mais liberdade criativa. Criando um dos maiores embates da história dos videogames.

Batalha de Campeões 

Mega Drive: Lançado em 1988, se destacou no início pelas conversões de arcade de Altered Beast e Golden Axe. Já na parte da Sega america se destacou no início pelos jogos baseados em celebridades como Michael Jackson's Moonwalker e Joe Montana Football. 

Esses títulos ampliaram o apelo do Mega Drive, posicionando como uma plataforma atraente para a cultura pop da época, principalmente no Esrados Unidos utilizando slogan: "Genesis does what Nintendon't" 

Super Nintendo: Lançado em 1990, o console ofertava em oferecer qualidade gráfica e sonora superior.

Garantindo um catálogo robusto que incluía clássicos como Super Mario World e The Legend of Zelda: A Link to the Past, solidificando sua posição como líder no mercado de jogos.

Mascotes  

A rivalidade entre os mascotes simbolizou a disputa entre os dois consoles nos anos 90. 

Mario: O icônico encanador da Nintendo, representava uma abordagem amigável e acessível.

 

Sonic: O ouriço da Sega, encarnava uma atitude mais "radical" e ousada. 

Respectivamente, ambos conquistaram públicos distintos. Essa competição se estendeu a campanhas publicitárias que destacavam suas características únicas, reforçando a identidade de cada console. 

Apelo de Venda

Assim com hoje, o apelo de venda dos consoles era baseado em destacar a qualidades de seus exclusivos. Isso as duas empresas faziam com maestria.

Exclusivos Mega Drive

O Mega Drive era o lar de jogos que se destacavam pela velocidade e ação. Entre os principais estavam:

Sonic the Hedgehog 2: O ícone da Sega, com fases rápidas e coloridas, prova que a paleta com menos de cores do Mega Drive não importava, quando design e programação eram bem aplicados.

Streets of Rage: Um dos beat 'em ups mais populares da época, conhecido pela jogabilidade cooperativa e sua trilha sonora perfeita de Yuzo Koshiro.

Shinobi III: Um jogo de ação rápida e intensa, que aproveitava a velocidade do processador do Mega Drive para proporcionar um gameplay dinâmico.

Phantasy Star IV: Um RPG profundo, com uma narrativa envolvente e gráficos de destaque para a época, que competia diretamente com os RPGs do SNES.


Exclusivos Super Nintendo

O SNES, por outro lado, se destacou por sua qualidade gráfica superior, aproveitando de uma variedade e chip adicionais em seus cartuchos. Além de jogos com grande apelo emocional e profundidade. Seus maiores exclusivos incluem:

Super Mario World: O carro-chefe do SNES, elevando a jogabilidade de plataforma com níveis bem desenhados e uma enorme variedade de fases.

The Legend of Zelda: Um dos títulos mais influentes da história dos videogames, com seu mundo expansivo e design de masmorras complexas.

Super Metroid: Aclamado por sua atmosfera sombria e design de níveis intrincados, é considerado um dos melhores jogos de exploração de todos os tempos.

Final Fantasy VI: Um dos RPGs mais reverenciados, com uma narrativa densa e personagens profundos, destacando-se como uma das maiores obras do gênero no SNES.


O Legado

No final, o SNES superou o Mega Drive em vendas globais, mas a disputa entre esses dois consoles não pode ser medida apenas em números de vendas. A rivalidade incentivou ambas as empresas a se superarem constantemente, e realmente quem ganhou alguma coisa com isso fomos nós, resultando em uma era de Ouro para os videogames.