Nos dias de hoje, é comum ver adaptações de videogames nas telas de cinema, como o sucesso de Sonic ou a animação de Super Mario Bros. Mas você já parou para pensar em como essa trajetória começou? A ligação entre videogames e o cinema tem raÃzes nas décadas de 80 e 90, faremos uma viagem no tempo para relembrar esses primeiros passos do gênero, desde as ideias experimentais até o marco da indústria.
Cloak & Dagger (1984)
Embora não seja tecnicamente baseado em um videogame mas merece ser mencionado. Este filme foi um dos primeiros a colocar os videogames no centro de sua narrativa, o protagonista Davey se vê em uma trama de espionagem quando descobre que um cartucho de Atari 5200 chamado Cloak & Dagger contém informações secretas que colocam sua vida e de sua irmãzinha em perigo.
Super Mario Bros. (1993)
Foi oficialmente o primeiro filme baseado em um videogame. Este longa-metragem teve a difÃcil missão de adaptar o lendário jogo da Nintendo, um dos maiores sucessos da época. No filme, Mario e Luigi, encanadores de Nova York, são transportados para um universo paralelo onde enfrentam o vilão Bowser.
Embora o filme tenha sido um fracasso de crÃtica e bilheteira, ele marcou a história do cinema ao inaugurar oficialmente a era das adaptações de videogames. A produção teve um desenvolvimento conturbado, com mudanças de roteiro e direção, o que resultou em um filme bastante diferente do jogo original. No entanto, seu legado permanece como um pioneiro no gênero (Ou Não).
Double Dragon (1994)
O jogo de luta de rua, conhecido por suas batalhas cooperativas entre dois personagens, serviu de base para uma adaptação recheada de artes marciais e ação. No entanto, o filme foi considerado desastroso pelos fãs e pela crÃtica. A adaptação fugiu demais do espÃrito original do jogo e acabou sendo uma mistura confusa de ação exagerada e roteiro fraco.
Ainda assim, Double Dragon fez parte dessa fase inicial das adaptações, mesmo com seu show de tosquices é uma das adaptações que tenho carinho.
Street Fighter (1994)
Lançado no mesmo ano, foi mais um exemplo dessa tendência. Baseado no popular jogo de luta da Capcom, o filme reuniu personagens icônicos como Ryu, Ken e o vilão M. Bison em uma trama que misturava ação militar com lutas de artes marciais. O longa, estrelado por Jean-Claude Van Damme como Guile e Raul Julia como M. Bison, atraiu fãs pelos rostos conhecidos, mas também foi duramente criticado pela falta de fidelidade ao jogo original.
Apesar das crÃticas, Street Fighter teve certo apelo comercial e se tornou um cult entre os fãs, com suas sequências de luta exageradas e a interpretação memorável de Raul Julia em seu último papel no cinema.
Aqui vai uma nota, de todos filmes citados, Street Fighter é meu favorito, a memória afetiva que tenho por ele cobre qualquer defeito.
Mortal Kombat (1995)
Finalmente, em 1995, veio o primeiro verdadeiro sucesso de bilheteira de uma adaptação de videogame. Filme conseguiu capturar a essência do material original com um elenco carismático e lutas coreografadas de maneira impressionante para a época. A trilha sonora, com seu tema eletrônico contagiante, também se tornou um marco.
Ao contrário de seus antecessores, Mortal Kombat foi bem recebido pelos fãs e pela crÃtica. Seu sucesso provou que, com a abordagem certa, os filmes baseados em jogos podiam funcionar tanto comercialmente quanto artisticamente.
A Ponte entre Jogos e Cinema
Os primeiros filmes baseados em videogames enfrentaram uma série de desafios. Muitos deles não conseguiram captar a essência dos jogos. Mas tudo começou com essas produções corajosas, que abriram caminho á trancos e barrancos.






0 Comentários