O Super Nintendo trouxe uma biblioteca repleta de títulos que definiram gêneros e moldaram a indústria. Abaixo, destaco 10 dos melhores jogos do Super Nintendo, variando desde RPGs épicos até jogos de luta intensos e de plataforma de tirar o fôlego.

Chrono Trigger🥇 

É considerado por mim o melhor RPGs de todos os tempos, com sua história complexa envolvendo viagens no tempo. Desenvolvido pelo Poderoso Dream Team, se caso você não conhece são:

Hironobu Sakaguchi: Criador da série Final Fantasy, ele foi o Produtor;

Yuji Horii: Criador de Dragon Quest, ele atuou como Escritor e Designer;

Akira Toriyama: Criador de Dragon Ball, ele foi o Designer de personagens;

Nobuo Uematsu: Compositor da Final Fantasy, ele contribuiu com a trilha sonora do jogo;

Masato Kato: Escritor e Diretor, ele teve um papel significativo na narrativa do jogo.

Essa colaboração entre esses talentos resultou em um dos RPGs mais aclamados da história dos videogames, conhecido por sua narrativa envolvente, personagens memoráveis e sistema de combate inovador.


The Legend of Zelda🥈

Trouxe uma nova dimensão ao gênero de aventura e RPG, com o uso inovador de mundos paralelos e uma narrativa envolvente. Controlando Link, os jogadores desbravam masmorras, resolvem quebra-cabeças e enfrentam o malvado Ganon.


Mega Man X ðŸ¥‰

Com Mega Man X a série do robô azul subiu o nível, mantendo uma jogablidade parecida com o clássico, gráficos incríveis e novas habilidades para o protagonista, como sistema de Sub Tanks, armaduras e a possibilidade de escalar. Além de apresentar Zero, coadjuvante de X até o final da série.


F-Zero

Foi um dos primeiros jogos de corrida a usar gráficos em 3D no Super Nintendo, criando uma experiência de alta velocidade com o uso do Mode 7. A trilha sonora, composta por Naoto Ishida entre outros, um dos primeiros dos títulos que joguei e memoria afetiva aqui reina.


Donkey Kong Country 2 

Sequência de Donkey Kong Country este jogo levou os gráficos pré-renderizados ainda mais longe, com ambientes super detalhados e uma jogabilidade refinada. 


Star Fox 

Revolucionário para a época, utilizando o chip Super FX para criar gráficos poligonais tridimensionais no SNES. Controlando a nave Arwing, Fox McCloud e sua equipe enfrentam o exército do vilão Andross em combates espaciais intensos.


Kiiler Instinct

Trouxe uma nova dinâmica para os jogos de luta, com combos extensos e uma trilha sonora no melhor estilo "Banheira do Gugu". Desenvolvido pela Rare, ele misturava personagens ecléticos e gráficos pré-renderizados.


Street Fighter Zero 2

Uma adaptação impressionante, mas limitada do clássico arcade. A Capcom fez o possível para manter a jogabilidade fluida e os visuais reconhecíveis. Os gráficos são Bons mas simplificados, com sprites menores e algumas animações cortadas.


Yoshi's Island

Com um estilo artístico distinto, com gráficos que parecem ter sido desenhados à mão. O jogador controla Yoshi em uma jornada para proteger o bebê Mario, usando mecânicas únicas para resolver quebra-cabeças.


Gundam Wing: Endlees Dual

É um excelente jogo de luta que destaca o poder do Super Nintendo nos seus últimos anos. Com gráficos impressionantes e sprites grandes lembrando muito Marvel Super Heroes, ele captura bem a estética do anime. A jogabilidade é muito boa.


Esses jogos representam na minha opinião o que de melhor o Super Nintendo pode apresentar. Se você gosta de RPGs profundos, jogos de luta competitivos ou jogos futuristas, o SNES tem algo a oferecer em todos gêneros citados.